Há mais de 10 anos, Osmar Oliveira fundou a 4TRUCK, empresa de implementos rodoviários. A ideia do nome ‘4TRUCK’, ele conta, surgiu de uma brincadeira com a troca das palavras em inglês for (para) pelo four (4), assimilando uma expressão no português de ‘Para caminhão’: 4TRUCK. Em entrevista à Revista SETCESP, o empresário compartilhou que na época foi um grande desafio empreender, concorrendo com empresas do mesmo segmento que estavam há 20, 30, 40 anos no mercado, mas que conseguiu superá-lo e avançar com um time unido e com clientes que confiaram em seu trabalho
Quais iniciativas a 4Truck adotou para promover a sustentabilidade na produção de implementos rodoviários?
A 4TRUCK trabalha constantemente para os produtos serem leves e duráveis, sempre pensando no fator sustentabilidade. O implemento leve proporciona mais carga transportada, menos peso transferido para o pavimento, menor emissão de CO₂ para o meio ambiente, melhor ergonomia para o motorista, menos quebras e necessidade de manutenção. Recentemente, adotamos a fibra como material aplicado nos tetos de nossos baús-carga seca. Nos testes efetuados, o material se mostrou mais leve, resistente, durável e menos transmissor de calor. Este baú é oriundo de material reciclado também.
Como a tecnologia impacta a fabricação e o design dos implementos?
O implemento rodoviário está longe de acompanhar a evolução dos caminhões no quesito design, mas evoluímos com nossos projetos procurando deixá-los mais leves e duráveis, com estruturas esbeltas, utilizando materiais recicláveis, que tenham alto valor residual.
O que você acredita ser o mais importante para manter a satisfação dos transportadores na venda do produto?
Ter um prazo de entrega rápido e entregar um produto que não gera necessidade de paradas para manutenções. Penso que são estes os dois principais pontos para a escolha do produto/implementador.
Como a demanda por reforma de baús tem mudado no País nos últimos anos?
A demanda pela reforma de implementos rodoviários (baú, sider, carroceria e outros) sempre aumenta em períodos mais complicados para aquisição do caminhão novo; o que acontece quando temos falta de confiança na economia, falta de crédito e taxa de juros alta (nosso cenário atual). Esses fatores tornam a reforma uma opção rentável e mais acessível.
Como você imagina a 4TRUCK nos próximos 10 anos?
Estamos trabalhando muito para que a 4TRUCK seja um dos três principais players nacionais na linha de implementos para veículos sobre chassi, com portfólio mais amplo para alguns segmentos específicos.
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