Entenda as diferenças entre logo, logotipo e logomarca para ampliar suas ações de marketing
Tem quem ache que são a mesma coisa, mas não são não. E como conhecimento nunca é demais, apresentaremos aqui o conceito separado de marca e logotipo, que auxiliará a diferenciar o que é cada coisa na construção da identidade visual do seu negócio.
Na comunicação, a marca engloba todos os elementos que identificam a organização, como nome, logotipo, o símbolo, cores, slogan e bordões. Uma marca bem construída consegue agregar valor aos produtos ou serviços, fortalecer a empresa e aumentar o alcance e as vendas.
Quer um exemplo prático? O que vem à mente quando se fala em: esponja de aço, lâmina de barbear ou leite condensado? Muitas pessoas identificam estes produtos mais facilmente pelo nome da marca do que pelo nome correto do item em si.
Quanto ao logotipo, ele faz parte da marca. É a representação gráfica, na maioria das vezes mistura ícone mais a tipografia, porém pode aparecer isoladamente também, só o texto ou o símbolo. Mencionamos na maior parte das vezes logo, como uma forma abreviada de logotipo.
Lembrando que um bom logotipo já é o suficiente para se destacar na mente de clientes e consumidores e deve aparecer nas peças publicitárias e institucionais feitas pela empresa. Pense quais marcas vêm à sua mente quanto as seguintes descrições: uma maçã mordida, um cavalo preto em fundo amarelo, um jacaré verde de boca aberta e as iniciais LV? A resposta daremos no final.
Dicas para a elaboração de um logotipo
O logotipo tem que ficar bem em qualquer tamanho. Seja quando reduzido em papéis timbrados, envelopes e pequenos itens promocionais ou quando aparecer em formatos maiores, como no baú do caminhão, cartazes e outdoors.
Para a escolha da fonte, é bom evitar misturar dois modelos e também aquelas de difícil leitura, as chamadas fontes serifadas ou caligrafadas. Um estudo de cores também é aconselhável, pois ajuda a criar uma conexão visual com os valores e a personalidade do seu negócio.
“A primeira coisa a se pensar na construção da identidade visual da empresa e, por consequência, da marca, são elementos que combinem com a própria história da organização e o objetivo dela”, indica Roberto Gomes, designer gráfico que atua há anos no setor de transporte.
Para ele, também é importante considerar as cores mais usadas em determinados nichos. “Obviamente que as cores podem ser escolhidas conforme o gosto do empresário, mas existem setores que se utilizam de algumas de forma recorrente. Quando se pensa pizzarias, é bem comum a utilização do verde, branco e vermelho que lembram as cores da bandeira italiana. Assim como no transporte, por exemplo, muitas empresas usam o cinza para remeter as estradas”. Ele destaca ainda que criar um símbolo junto ao descritivo da empresa ajuda a estabelecer uma conexão melhor com o público.
Empresas que estão iniciando e ainda sem orçamento para desenvolver sua identidade visual podem recorrer a programas online como o Canva, sugere o também designer gráfico, Matheus de Almeida. “Ele tem funções gratuitas, já disponibiliza alguns modelos pré-prontos”, conta.
Entretanto, se a empresa está em expansão e quer acelerar o crescimento, o ideal é contratar um profissional ou a agência para desenvolver não só o logo, mas toda a sua identidade visual, conforme recomenda Almeida. “Além disso, um profissional pode a utilizar conceitos interessantes para a identidade visual da empresa e juntar tudo de forma bem equilibrada”, considera.
E a Logomarca?
Logomarca significaria, etimologicamente, algo como ‘conceito do conceito’. O correto seria nem existir, mas, devido a um neologismo — uma palavra recém inventada, os clientes usam quando se referem na verdade ao logotipo, mesmo sendo um termo praticamente ignorado no vocabulário dos profissionais de publicidade.
Para encerrar, vamos às repostas da pergunta do final do primeiro tópico. As marcas seriam respectivamente: Apple (tecnologia), Ferrari (automóvel), Lacoste (vestuário) e Louis Vuitton (moda).
Fique por dento!
Como é feito o registro da marca?
O registro da marca é importante para proteger a empresa dentro da sua área geográfica e segmento de atuação, evitando que outras utilizem a mesma identidade e confunda os clientes.
É realizado por meio do preenchimento de formulário requerido, e deve ser entregue com o arquivo da imagem e procuração ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O processo pode ser feito pela internet. Clique aqui.
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