*Por Fernando Zingler
Nenhuma empresa consegue oferecer um serviço de qualidade sozinha. Para atender a complexidade dos processos que cada empresa possui, muitas vezes, é necessário selecionar fornecedores e parceiros para ajudar na prestação do serviço de transporte.
É normal e muito comum, não apenas no TRC, que a satisfação com estes parceiros possa se desgastar, e a empresa procure outros parceiros para continuar suas operações da melhor forma possível. Quando falamos de insumos e serviços prestados ao transportador, essa situação deve ser analisada com muita cautela, pois um serviço mal prestado por um terceiro pode resultar na insatisfação de um cliente, ou até na perda dele.
Pensando nisso, o IPTC realizou a pedido do SETCESP, uma pesquisa de mercado com os transportadores para identificar como está a satisfação dos empresários com alguns dos principais serviços prestados. Consideramos serviços variados, mas relacionados à atividade de transporte. Para cada um destes serviços, procuramos conhecer quem são os principais parceiros que nossas empresas trabalham, qual a satisfação delas em relação à esta parceria, também o que mais as afeta e buscamos entender onde o transportador está mais necessitado de apoio.
Veja os 12 serviços que foram pesquisados. A pesquisa aconteceu em no mês de setembro e contou com mais de 100 empresas participantes.
Serviço consultado | Satisfação* | Não possuem fornecedor |
Construção e Manutenção de Sites | 7.86 | 72.28% |
Emergências e Higienização de Ambientes | 7.18 | 60.40% |
Bancos | 7.87 | 5.94% |
Concessionárias | 8.55 | 55.45% |
Consórcio de Veículos | 8.11 | 72.28% |
Consulta de Motoristas | 8.43 | 34.65% |
Gerenciamento de Riscos | 7.78 | 34.65% |
Gestão de Frota | 5.38 | 87.13% |
Implementos | 8.02 | 53.47% |
Meios de Pagamento e Gestão de Benefícios | 8.45 | 41.58% |
Montadoras e Caminhões | 8.64 | 48.51% |
Recapeadora de Pneus e Manutenção | 8.28 | 50.50% |
*Satisfação medida em uma escala de 0-10. Onde 0 representa a total insatisfação e 10 a máxima satisfação com o serviço prestado.
Em geral, as empresas apresentaram uma satisfação média de 78,8% quando olhamos todos os serviços, porém com algumas variações pertinentes. Por exemplo, para bancos a maioria dos transportadores possui um ou mais parceiros, enquanto a gestão de frota, ainda é um serviço muito pouco utilizado pelas empresas, o que é normal dado que a maioria das empresas de pequeno porte não necessitam de tal serviço, dado que o tamanho da frota não exige uma complexidade para gestão a ponto de precisar de um sistema específico. Os serviços mais procurados foram bancos, consulta de motoristas, gerenciamento de riscos e meios de pagamento (gestão de benefícios), segundo as repostas dos transportadores.
A pesquisa também buscou entender quais fatores são levados em conta na hora da escolha de um serviço. O fator econômico (custos) se destacou aqui, pois a maioria dos transportadores afirmam que a carga tributária, que incide para as empresas limita o crescimento, aliado pelos custos elevados dos insumos e pelo baixo frete pago no mercado.
Também foi um ponto destacado pelas empresas a necessidade de mais serviços de assessoria econômica para que elas possam buscar esclarecimento e diminuir os custos, algo que o IPTC oferece gratuitamente aos associados do SETCESP, através do setor de Planejamento de Custos e Tarifas.
Por último, também verificamos quais canais os transportadores buscam para se informar e se atualizar, e as organizações de classe se destacaram com 58% dos entrevistados afirmando que utilizam tais entidades para se manterem atualizados. Foram citados com destaque também as mídias sociais (50%) e portais de notícia online (46%).
O SETCESP tem trabalhado com destaque para buscar parcerias que funcionem bilateralmente para os transportadores e para os associados, e essa pesquisa ajudou a identificar pontos onde o transportador necessita de mais suporte. Através da Gestão de Parcerias, a entidade procura identificar as melhores oportunidades para os transportadores realizarem seus negócios, tendo em vista as necessidades e dificuldades das empresas de transporte. Para o transportador, é importante se manter atualizado com o mercado e estar sempre em contato com seus fornecedores para que o serviço prestado resulte sempre em captação de mais clientes para o transportador.
*Fernando Zingler é diretor executivo do IPTC.
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