A Ambipar, multinacional brasileira líder em gestão ambiental, segue com o compromisso de enfrentar as mudanças climáticas e de cumprir a meta de liderar, nesta década, a transição para uma economia circular e de baixo carbono.
A companhia por meio da Ambipar Logistics é a principal empresa do mercado a disponibilizar o serviço de transporte de PU (poliuretanos), em termos de volume, globalmente. Os poliuretanos (TDI, MDI e poliol) são as matérias primas utilizadas para a confecção de espumas, na fabricação de eletrodomésticos e itens da indústria automobilística. Atualmente, a Ambipar Logistics trabalha com todos os players no Brasil e na América Latina.
Para otimizar a operação de tanques na linha de PU (poliuretanos), a empresa desenvolveu uma tecnologia que diminuiu substancialmente o número de lavagens dos equipamentos, minimizando o consumo de água e dos resíduos a serem tratados e descartados.
Hélio José Branco Matias, vice-presidente da Ambipar Logistics explica que “o TDI é um produto perigoso, além de tóxico e corrosivo. Deve ser transportado em tanques térmicos e com sistema de serpentina, sob pressão constante do nitrogênio e sem contato nenhum com umidade.”
Sempre buscando melhores indicadores e resultados a Ambipar está construindo uma fábrica de nitrogênio própria, que deve estar em funcionamento já em 2023, “isso vai trazer mais agilidade e redução de custos para nosso negócio”, completa Matias.
Corredor Rosa
Outra iniciativa para o fortalecimento dos pilares ESG (sigla para Governança Corporativa, Ambiental e Social) no segmento logístico, é que a Ambipar reafirma seu compromisso com a diversidade. A empresa está instituindo o projeto Corredor Rosa que prevê a contratação de mulheres para atuar no segmento de transporte de produtos químicos e perigosos. “Essa ação tem um significado muito importante para o setor, considerando que ainda é um segmento extremamente masculino, onde falta infraestrutura voltada para as mulheres.“Queremos contribuir para valorização dessas profissionais”, afirma o vice-presidente.
Vale esclarecer que a companhia sempre buscou apoiar as iniciativas de sindicatos e fabricantes de caminhões visando inserir a mulher no segmento de transporte. “O Corredor Rosa não é um projeto, é um chamado, uma mobilização. O Corredor Rosa é uma convocação para todas as mulheres, que sonham ingressar no ramo de Transporte Rodoviário de Cargas”, conclui o executivo.
voltar