Bate-papo SETCESP: Max Guimer S. Toledo
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Economia para as empresas, comodidade para os RHs e felicidade ao usuário essa é a proposta da VB no Brasil

Max Guimer S. Toledo é Diretor de Marketing na VB Serviços, tem MBA em Marketing pela FIA/USP, pós-graduação pela FGV (Fundação Getúlio Vargas)e graduação em Economia pelo Mackenzie. Com 20 anos de experiência, ocupou cargos executivos em finanças e marketing em negócios de telecom, consultoria e internet. Em bate-papo com a Revista SETCESP falou sobre o mercado de cartões de benefícios. Confira agora abaixo a nossa entrevista!

A VB já atua nos segmentos de refeição, alimentação, combustível, dental plus, vale presente e vale despesas. No momento, a empresa mira em algum outro nicho?

Alguns produtos são sazonais, e nós já trabalhamos – é o caso dos cartões de Natal ou vales de premiação. Em breve devemos lançar um cartão multiuso, com bandeira de cobertura nacional e, também, uma conta digital. Assim o usuário poderá usufruir de todos os benefícios do mundo cibernético (compras, transferências, pagamento de contas) e, também, solicitar um cartão físico, caso prefira, para usar no varejo tradicional ou em terminais ATM.

Atualmente, tem se falado muito em pagamento por aproximação, como essa tecnologia pode influenciar as empresas de cartões de benefício?

Acredito que não são as soluções que nos impactam, mas sim os hábitos da sociedade que mudam muito rapidamente. O usuário não adota tecnologias porque elas surgem, ele adota porque, de alguma maneira, vê valor naquilo que está acessível para ele. Há algumas soluções sendo testadas – aproximação, QR code, por exemplo – mas talvez ainda haja um tempo até que alguma dessas de fato se massifique.

No mercado brasileiro de cartões de benefícios existe uma concentração muito grande de algumas bandeiras, como a VB busca se diferenciar?

A concentração é natural, resultado da maturidade do mercado e seus players, bem como também relacionado à rede de cobertura no varejo: algumas das bandeiras optaram por desenvolver sua própria rede, e a VB foi em outra direção – somos um grande agregador de redes (alimentação, refeição, varejo), o que nos permite montar a melhor combinação de produtos e, além disso, somos totalmente focados no negócio B2B, ou seja, trabalhamos para desenvolver a melhor solução para as empresas que são clientes da VB.

Como a Reforma Trabalhista impactou o setor de cartões de benefícios? O que ainda pode ser melhorado?

A Reforma Trabalhista ampliou alguns programas de benefícios, permitindo criar novos produtos ou aumentando o alcance dos atuais (cartões de premiação, por exemplo). Por outro lado, alguns direitos trabalhistas estão preservados, como aqueles relacionados ao transporte ou alimentação. A tendência é que continue havendo uma desburocratização nas relações trabalhistas, que a geração de empregos retome um ritmo mais acelerado e aí, naturalmente, o setor de benefícios acelera junto. Porém, mais importante que isso, é que o usuário vai mudar de comportamento de forma cada vez mais rápida. Sermos capazes de entender o que o usuário quer (novos modais de transporte, outras alternativas de alimentação, benefícios optativos, etc), refletir isso na regulação e oferecer a melhor solução é o grande desafio.

Quais serviços de gestão de benefícios existem no exterior que podem ser trazidos para o Brasil?

Eu não falaria em “serviços que podem ser trazidos do exterior”, mas benefícios que ainda podem ser desenvolvidos aqui. Nós já temos um sistema transacional muito moderno e acesso às tecnologias mais recentes, o que precisamos agora é entender como os hábitos do consumidor mudam e como podemos atender às novas demandas que surgem dele (demandas das empresas e demandas dos usuários). É nisso que a nova VB está focada, em oferecer comodidade para os RHs, economia para as empresas e felicidade para o usuário. Queremos transformar um mero programa de vales-transportes e vales-refeições em um programa completo de benefícios, esse é o nosso desafio. Não vamos importar isso de nenhum país. Vamos fazer aqui. E vamos ser pioneiros.

Como executivo, qual é o seu maior sonho?

Acho que o grande desafio de qualquer profissional de marketing é ser capaz de acompanhar as mudanças do mercado e manter seus produtos e serviços sempre vivos na cabeça do consumidor. Ser capaz de enfrentar essa realidade, inovando sempre, garantindo resultados consistentes e sendo reconhecido por isso, sem dúvida, esse é meu maior sonho.

Legenda: Somos totalmente focados no negócio B2B, ou seja, trabalhamos para desenvolver a melhor solução para as empresas que são nossos clientes.


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