Mais do que o cumprimento de determinadas exigências, elas demonstram o compromisso com a responsabilidade empresarial
As certificações são registros com os quais é possível classificar uma empresa por sua eficiência e segurança, utilizando critérios técnicos. No caso das transportadoras, elas se tornam também uma espécie de garantia para o cliente – os embarcadores.
“É uma forma de tornar público o compromisso de que farão uma gestão responsável e sustentável das operações de transportes, com pilares na qualidade ambiental e social”, diz Marco Gallão, mestre em direito Ambiental com especialização na área de Logística e Transportes.
Para ele, as preocupações com o meio ambiente deixaram de ser um tema restrito aos ambientalistas, ganhando força como diferencial competitivo no mercado. “É uma preocupação geral, e não apenas das transportadoras, todos estão atentos aos impactos causados por suas atividades”, acrescenta.
Com este mesmo ponto de vista Helio Ciffone, especialista em implantação de Sistemas de Gestão, afirma que as certificações se tornaram um fator decisivo na hora da contratação. “Atualmente, os grandes compradores nacionais e internacionais não querem correr riscos e terem seus negócios prejudicados por omissão de seus parceiros, ou por má qualidade de produtos e serviços adquiridos”, diz.
Muito além do que um simples papel entregue por entidades de auditoria, certificar uma empresa significa que foi feita a comprovação de que ela passou por um rigoroso processo de análise. Esse procedimento estabelecerá requisitos para que todas as suas ações sejam executadas e melhoradas permanentemente.
Ciffone revela que existe um sistema de normatização mundial que tem por base princípios éticos, técnicos, de segurança, de preservação ambiental e responsabilidade social, que visa manter um ‘padrão aceitável’ de qualidade e segurança, nas cadeias de fornecimento de serviços.
“Aqui no Brasil começamos em 1987, com a primeira edição da Norma Brasileira (NBR) ISO (sigla para International Organization for Standardization, em português; Organização Internacional de Normalização) 9001, 9002 e 9003, voltada para o aspecto da qualidade de produtos e serviços. Em 2004, foi instituída a NBR ISO 14001 direcionada a preservação do meio ambiente, sendo que as Normas Regulamentadoras (NR’s) referentes aos parâmetros de segurança e saúde ocupacional já existiam”, conta o especialista.
Um fato a se pensar é que algumas certificações para transportadoras fazem parte de exigências legais. Isso pode variar de acordo com a especialidade de transporte, por isso é importante a empresa saber quais são obrigatórias no seu segmento. Para atuar com produtos perigosos, por exemplo, há várias normas específicas.
Tanto Gallão quanto Ciffone, são instrutores de cursos no SETCESP ligados à área de qualidade. Eles concordam que nos dias de hoje, é preciso mais do que estar em dia com a regulamentações para evitar multas.
Ambos acreditam que é necessário ter um olhar cuidadoso nos processos de gestão, que incluem medidas de segurança, sustentabilidade e saúde dos colaboradores. E para isso é preciso investir no desenvolvimento de pessoas, principalmente àquelas que na empresa atuam na sustentabilidade e segurança. Só assim, é possível manter a perenidade dos negócios.
“No segmento de logística e transporte de cargas, ainda estamos engatinhando no que se refere ao uso e aplicação de Sistemas de Gestão, como ferramenta gerencial. Começamos a dar os primeiros passos, há uma longa caminhada pela frente”, aponta Ciffone.
Para que sua empresa esteja ao mesmo tempo, adequada às normas legais vigentes e comprometida com a qualidade e a responsabilidade empresarial, listamos a seguir as principais certificações para uma transportadora. Confira quais e o que elas atestam:
ISO 9001 – Essa é a mais conhecida, responsável por comprovar que a transportadora é capaz de oferecer todos os serviços de acordo com as leis. Ela também engloba as normas ISO 9004 (implantação do sistema de gestão de qualidade); e ISO 19001 (auditoria do sistema de gestão de qualidade).
ISO 14001 – Voltado para o meio ambiente, o ISO 14001 estabelece a implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Assim como o 9001, inclui várias outras normas, como as de auditorias ambientais (ISO 14010) e desempenho ambiental (ISO 14031).
ISO 45001 – A ISO 45001 é a norma internacional para a gestão da Saúde e Segurança Ocupacional (SSO). É uma exigência regulatória em muitos países, e ajuda as organizações a demonstrar seu compromisso interno e externo com a segurança no local de trabalho.
SASSMAQ – O Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade é, desde 2005, um pré-requisito para todas as transportadoras que pretendem transportar produtos químicos. É uma certificação de que foi avaliado o desempenho das empresas na intenção em reduzir riscos durante as operações de distribuição e transporte.
Transqualit – Essa certificação tem como base a ISO 9000 e também aglomera um conjunto de normas técnicas. A norma recebe também o nome de NBR 14884. Seu objetivo é garantir a qualidade em toda a cadeia de entrega aos clientes.
Essas são algumas certificações, entre muitas outras. Uma dica final é sua empresa verificar quais são as certificações mais valorizadas pelos seus clientes, e então, investir nestas pois trarão um diferencial e agregarão valor para seu o negócio. A sustentabilidade também agradece.
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