Extrapesados Mercedes-Benz: Novo Actros e Arocs
Compartilhe

Novo Actros se destaca pela inteligência e eficiência; Arocs chega como melhor opção para mineração

O time de extrapesados da Mercedes-Benz está ainda mais forte. Além do Novo Actros, que já se tornou uma grande estrela entre as transportadoras brasileiras, a marca lançou, em 2021, o Arocs 8×4, dedicado ao segmento off-road (fora da estrada).

Novo Actros: maior pacote de itens de segurança de série

A chegada do Novo Actros, em 2019, estabeleceu padrões ainda mais altos de segurança, economia, conforto, conectividade e robustez no segmento de caminhões extrapesados.

“Trouxemos o caminhão mais inteligente, seguro, conectado e eficiente de todos os tempos”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nenhum dos nossos concorrentes tem tantos recursos tecnológicos reunidos num só caminhão”. 

O Novo Actros é oferecido em 3 versões de tração, com potências de 450 cv a 530 cv. São 6 modelos: 2045 (4×2), 2548 e 2553 (6×2) e 2648, 2651 e 2653 (6×4). O extrapesado trouxe para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas. “É o único caminhão do mercado brasileiro que freia sozinho quando identifica pedestres à sua frente”, lembra Leoncini.

Confira os 16 itens de série de avançada tecnologia do modelo:

  • Exclusivo ABA 5 – Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem) com reconhecimento de pedestre;
  • Side Guard Assist (assistente de ponto cego);
  • Attention Assist (assistente de fadiga);
  • Assistente de parada Hold;
  • ESP (controle eletrônico de estabilidade);
  • Piloto automático adaptativo com limitador de velocidade
  • Proximity Control (assistente ativo de proximidade);
  • EBS (sistema eletrônico de frenagem);
  • ASR (sistema de controle de tração);
  • ABS (sistema antibloqueio);
  • Sensor de chuva e iluminação;
  • Alarme de ré com luzes intermitentes;
  • Lane Warning System (sensor de faixa de rolagem);
  • Hill Holder (auxílio de partida em rampa);
  • Farol para auxílio em manobras; e
  • Farol alto inteligente.

O extrapesado destaca-se ainda como o primeiro caminhão sem retrovisor externo da América Latina, o MirrorCam, câmeras digitais que oferecem melhor visibilidade ao redor do caminhão e do implemento, oferecendo mais segurança. A cabina é outro diferencial do Novo Actros. A área interna apresenta dois painéis digitais – um multimídia e um multifuncional touch screen.

No 6×4, o destaque fica para o eixo traseiro DLT, em que o caminhão se transforma em um 4×2 quando trafega vazio, trazendo economia de pneus, combustível e pedágios.

O extrapesado também apresenta inovações nos serviços, com o Mercedes-Benz Uptime. Ele reúne ações preditivas que monitoram continuamente vários módulos e indicadores do caminhão, fazem a gestão da manutenção e evitam paradas não programadas do veículo.

Arocs 8×4: mais força, robustez e tecnologia no segmento off-road

A mais nova estrela do portfólio de caminhões da Mercedes-Benz é o Arocs 8×4, caminhão extrapesado basculante. Ele é especialmente indicado para a mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura.

Com muita força e robustez, o Arocs foi projetado para suportar situações extremas de operação, caracterizadas por topografias exigentes e rotas desafiadoras. Mesmo sob temperaturas extremas, mantém excelente padrão de desempenho e produtividade, devido também aos avanços em tecnologia e conforto para os motoristas.

Desenvolvido no Brasil e com cabina global da família Arocs, o caminhão tem capacidade técnica para até 58t de PBT (Peso Bruto Total) e 150t de CMT (Capacidade Máxima de Tração). É um veículo preparado para receber básculas de 20 a 24m³ de capacidade volumétrica de carga.

O Arocs oferece aos clientes a maior disponibilidade e a maior produtividade por tonelada do seu segmento. Ele possui um trem de força potente, muito robusto e resistente, com motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 13 litros, potência de 510 cv.

Outros destaques do Arocs:

  • Câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift G340 de 12 marchas;
  • Suspensão otimizada para maior durabilidade e confiabilidade;
  • Pneus OTR e rodas de aço reforçadas;
  • Para-choque e faróis desenvolvidos para evitar danos e reduzir custos de reparação;
  • Freio a tambor nos eixos dianteiro e traseiro;
  • Sistema de freio eletrônico com ABS e ASR, além de freio de estacionamento eletrônico e função Hold;
  • Retarder a óleo;
  • Tanques de combustível de 400 litros e de ARLA de 25 litros, ambos fabricados em material plástico de alta resistência; e
  • Maiores intervalos de troca de óleo e menor demanda de manutenção.

Rede de Concessionários

O Novo Actros, o Arocs e toda a linha de caminhões Mercedes-Benz estão à venda na Rede de Concessionários da marca – a maior rede de veículos comerciais do Brasil.


voltar