Novo Actros se destaca pela inteligência e eficiência; Arocs chega como melhor opção para mineração
O time de extrapesados da Mercedes-Benz está ainda mais forte. Além do Novo Actros, que já se tornou uma grande estrela entre as transportadoras brasileiras, a marca lançou, em 2021, o Arocs 8×4, dedicado ao segmento off-road (fora da estrada).
Novo Actros: maior pacote de itens de segurança de série
A chegada do Novo Actros, em 2019, estabeleceu padrões ainda mais altos de segurança, economia, conforto, conectividade e robustez no segmento de caminhões extrapesados.
“Trouxemos o caminhão mais inteligente, seguro, conectado e eficiente de todos os tempos”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nenhum dos nossos concorrentes tem tantos recursos tecnológicos reunidos num só caminhão”.
O Novo Actros é oferecido em 3 versões de tração, com potências de 450 cv a 530 cv. São 6 modelos: 2045 (4×2), 2548 e 2553 (6×2) e 2648, 2651 e 2653 (6×4). O extrapesado trouxe para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas. “É o único caminhão do mercado brasileiro que freia sozinho quando identifica pedestres à sua frente”, lembra Leoncini.
Confira os 16 itens de série de avançada tecnologia do modelo:
- Exclusivo ABA 5 – Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem) com reconhecimento de pedestre;
- Side Guard Assist (assistente de ponto cego);
- Attention Assist (assistente de fadiga);
- Assistente de parada Hold;
- ESP (controle eletrônico de estabilidade);
- Piloto automático adaptativo com limitador de velocidade
- Proximity Control (assistente ativo de proximidade);
- EBS (sistema eletrônico de frenagem);
- ASR (sistema de controle de tração);
- ABS (sistema antibloqueio);
- Sensor de chuva e iluminação;
- Alarme de ré com luzes intermitentes;
- Lane Warning System (sensor de faixa de rolagem);
- Hill Holder (auxílio de partida em rampa);
- Farol para auxílio em manobras; e
- Farol alto inteligente.
O extrapesado destaca-se ainda como o primeiro caminhão sem retrovisor externo da América Latina, o MirrorCam, câmeras digitais que oferecem melhor visibilidade ao redor do caminhão e do implemento, oferecendo mais segurança. A cabina é outro diferencial do Novo Actros. A área interna apresenta dois painéis digitais – um multimídia e um multifuncional touch screen.
No 6×4, o destaque fica para o eixo traseiro DLT, em que o caminhão se transforma em um 4×2 quando trafega vazio, trazendo economia de pneus, combustível e pedágios.
O extrapesado também apresenta inovações nos serviços, com o Mercedes-Benz Uptime. Ele reúne ações preditivas que monitoram continuamente vários módulos e indicadores do caminhão, fazem a gestão da manutenção e evitam paradas não programadas do veículo.
Arocs 8×4: mais força, robustez e tecnologia no segmento off-road
A mais nova estrela do portfólio de caminhões da Mercedes-Benz é o Arocs 8×4, caminhão extrapesado basculante. Ele é especialmente indicado para a mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura.
Com muita força e robustez, o Arocs foi projetado para suportar situações extremas de operação, caracterizadas por topografias exigentes e rotas desafiadoras. Mesmo sob temperaturas extremas, mantém excelente padrão de desempenho e produtividade, devido também aos avanços em tecnologia e conforto para os motoristas.
Desenvolvido no Brasil e com cabina global da família Arocs, o caminhão tem capacidade técnica para até 58t de PBT (Peso Bruto Total) e 150t de CMT (Capacidade Máxima de Tração). É um veículo preparado para receber básculas de 20 a 24m³ de capacidade volumétrica de carga.
O Arocs oferece aos clientes a maior disponibilidade e a maior produtividade por tonelada do seu segmento. Ele possui um trem de força potente, muito robusto e resistente, com motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 13 litros, potência de 510 cv.
Outros destaques do Arocs:
- Câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift G340 de 12 marchas;
- Suspensão otimizada para maior durabilidade e confiabilidade;
- Pneus OTR e rodas de aço reforçadas;
- Para-choque e faróis desenvolvidos para evitar danos e reduzir custos de reparação;
- Freio a tambor nos eixos dianteiro e traseiro;
- Sistema de freio eletrônico com ABS e ASR, além de freio de estacionamento eletrônico e função Hold;
- Retarder a óleo;
- Tanques de combustível de 400 litros e de ARLA de 25 litros, ambos fabricados em material plástico de alta resistência; e
- Maiores intervalos de troca de óleo e menor demanda de manutenção.
Rede de Concessionários
O Novo Actros, o Arocs e toda a linha de caminhões Mercedes-Benz estão à venda na Rede de Concessionários da marca – a maior rede de veículos comerciais do Brasil.
voltar