Gestão de Frota: locação de caminhões é uma opção?
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Por Raquel Serini

Depois de passado o período crítico da pandemia, devido a retomada das atividades econômicas, houve grande dificuldade de encontrar veículos disponíveis no mercado. Esta situação, fez com que os empresários buscassem alternativas para suprir as demandas da operação, além de reduzir ainda mais os custos devido às incertezas econômicas.

Nesse momento surge a dúvida: comprar ou alugar um veículo?

Não podemos tratar de forma separada a compra versus a locação de um caminhão. Até porque, a decisão envolve a estratégia de cada transportadora. Pois há questões de ordem financeira, tributária, perfil da frota de atuação, contratos, entre outros, que precisam ser considerados.

Comprar traz o controle de ter toda a frota à disposição com flexibilidade para atender várias demandas, garantindo um diferencial competitivo entre os concorrentes. Contudo, essa possibilidade exige investimentos iniciais elevados e um planejamento maior.

Por sua vez, as locadoras de caminhões têm se mostrado uma tendência que cresce no país. Para a transportadora essa modalidade traz uma vantagem pois, mesmo não sendo dona do caminhão, ela consegue manter a previsibilidade dos custos, sem imobilizar o ativo mantendo o seu caixa preservado.

Mais um fato é a possibilidade de contar sempre com veículos modernos e equipados com o que há de mais atual no mercado, sem precisar desembolsar altas quantias. Nesse contexto, pode ser uma opção ágil e flexível. Vejamos alguns pontos positivos:

  1. Redução de gastos: Fica mais fácil planejar as despesas tanto no médio quanto no longo prazo, além de evitar surpresas envolvendo as condições de uso dos veículos. Apesar disso, é importante sempre investir na manutenção preditiva, aquela que avalia o estado do veículo e efetuar os ajustes necessários, antes que problemas apareçam.
  2. Renovação da frota: Quem quer evitar investimentos grandes para renovar a frota também pode recorrer à locação como alternativa, já que as locadoras geralmente oferecem serviços de renovação programada. Desta forma, é possível ter veículos novos para desenvolver o trabalho sem precisar assumir financiamentos.
  3. Demandas específicas: Recebeu uma demanda específica, como o transporte de cargas especiais? A locação pode ser o melhor caminho, já que os veículos ficam disponíveis de acordo com sua necessidade. Isso representa um aumento nas oportunidades de negócios e um crescimento nas receitas.
  4. Garantia de disponibilidade: O caminhão quebrou? Aconteceu um acidente? Tais situações comprometem a disponibilidade de veículos, na ausência de caminhões reservas. A locação também ajuda a contornar esses problemas. Isso é de grande utilidade principalmente para empresas menores ou motoristas autônomos, que precisam de um veículo sempre à disposição para não perder dias de trabalho.
  5. Sazonalidade: A questão da sazonalidade também é de grande relevância. Afinal, se você tem demandas em épocas específicas, passando uma parte do ano sem trabalho, o aluguel pode ser mais interessante, pois será uma aquisição pontual. Você não ficará com capital imobilizado em épocas de baixa ou nenhuma demanda.

Lorine Romunhão, diretora de operações da Roda Viva Transportes, compartilha o porquê passou a cogitar uma locação. “Há dois anos, estávamos pesquisando para adquirir uns veículos bitrem. Fizemos o levantamento dos custos, e percebemos que não tínhamos a entrada necessária para comprar um veículo novo mais o implemento”, explica.

Ela conta, “fizemos a locação e achamos uma alternativa excelente. Ficou dentro do fluxo de caixa da empresa, e incluí desde a manutenção do veículo, – seja em qualquer estado/ o que para nós é ótimo porque tínhamos atendimento no Acre – até o seguro da frota. Tudo isso, pagando um único boleto mensalmente em contrato de 5 anos”, compartilha Romunhão.

O mesmo ponto de vista também é ressaltado por Victor Tavares, sócio na VPL Tavares Transportes, “a locação tornou-se atrativa por conta do valor. Certamente, quando falamos em contratos de 36 ou 48 meses é mais vantajosa do que comprar. Além disso, não tenho um financiamento a mais para constar no Bacen [(Banco Central)]. Se tem alguma desvantagem, eu ainda não conheci”, afirma ele.

Custo efetivo

Diante das declarações de quem provou e aprovou, vamos avaliar em um cenário a média de mercado, para a locação dos três modelos de veículos mais utilizados no segmento, versus a compra efetiva para incorporação na frota.

Levando em consideração todos os custos fixos e variáveis mensais de uma frota própria, podemos observar que para o VUC (veículo urbano de carga) o custo seria reduzido em 28%, para o truck teríamos 18% de queda e para a carreta custaria 39% a menos na modalidade de locação. Isso, já considerando os gastos com combustível, para a quilometragem percorrida mensalmente e a mão de obra, ou seja, salário do motorista e encargos sociais e trabalhistas.

De qualquer modo, é bem provável que, em algum momento, você precise ter seu próprio caminhão, seja por exigência de um contrato, pela alta demanda ou por posicionamento da sua marca, enfim é preciso identificar quando esse momento chegar.

Para encerrar, o fato é que é necessário estar atento à variação de ofertas disponíveis no mercado, que auxiliem a tomada de decisão dentro das empresas para aumento da margem de lucro.

Raquel Serini é coordenadora de projetos do IPTC.


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