Gerenciar diferentes gerações coexistindo em um mesmo ambiente de trabalho tem sido um grande desafio para diversas companhias. Afinal, como a empresa deve agir para que profissionais com perfis e objetivos tão distintos possam trabalhar juntos em harmonia? Confira a seguir!
Ao menos três gerações diferentes convivem, atualmente, no mundo corporativo. Estamos falando dos veteranos conhecidos como a geração dos ‘baby boomers’ (nascidos entre 1945-1960), a ‘geração X’ (de 1961 a 1980) e a ‘geração Y ou millennials’ (1981 e 2000).
Cada uma delas tem uma forma diferente de encarar a vida e o trabalho. Possuem características marcantes entre si, seja no jeito de pensar, de se expressar, até na velocidade com que fazem uma tarefa e a intensidade que tem em seus objetivos.
Em relação aos comportamentos das distintas gerações no mercado de trabalho, quem tem mais tempo de ‘casa’ prefere manter uma estabilidade no cargo e tem preocupações, como por exemplo a seguridade da previdência, ao passo que, os mais jovens de empresa costumam agir com impulsividade e desejam novos desafios profissionais, e ainda, valorizam uma maior flexibilidade da jornada.
Outra situação bastante comum são as dificuldades que os veteranos podem enfrentar com aparatos tecnológicos em comparação aos mais jovens.
Nesse cenário, a área de recursos humanos tem o papel principal de entender as necessidades de cada grupo para evitar conflitos entre as gerações, aumentar a produtividade e ainda reter talentos.
Para isso, é preciso pensar que cada peça da engrenagem é fundamental para que a companhia cresça. O bom gestor enxerga a pluralidade de sua equipe, maneja suas competências, extrai o seu melhor e eleva o processo de evolução da mesma. Assim, a diversidade etária ajuda a incrementar o ambiente corporativo.
Vale lembrar que apesar de sermos frutos das influências do ambiente e do momento histórico em que nascemos, o que carregamos de mais intrínseco em nossa personalidade surge na base em nossa educação, nossa escolarização, nossos valores e nossas experiências.
Evitando conflitos de gerações
Para prevenir esse problema, é essencial que a organização demonstre que não está considerando uma geração certa e outra errada, mas apenas observando que suas formas de enxergar o mundo são distintas. É importante ainda identificar, estimular e valorizar as qualidades que cada idade pode oferecer para a empresa.
Enquanto profissionais veteranos ou baby boomers tendem a preferir falar cara a cara ou por telefone, os representantes das gerações X e Y são mais ligados aos meios de comunicação tecnológicos, como mensagens instantâneas ou de texto. Então vale a pena a empresa caprichar no item comunicação quando o recado for geral e não restringir em a apenas um canal o aviso.
Incentivar a o diálogo e a interação entre as diferentes gerações também é imprescindível. As pessoas tendem a interagir somente com outras da mesma faixa etária. Para evitar o isolamento de uma geração, as empresas podem organizar equipes com pessoas de todas as idades. Treinamentos comportamentais corporativos também são uma das opções para melhorar o relacionamento entre os colaboradores e uma oportunidade de cada geração aprender uma com a outra. Aliás colocar os profissionais mais seniores como mentores, pode trazer ganhos incríveis tanto para as pessoas, quanto para a organização.
Uma excelente alternativa é desenvolver planos de carreira com incentivos personalizados para atender todos os públicos. Contudo, esses planos devem ser personalizados de acordo com as gerações. Isso porque, cada geração tem um anseio diferente. Lembre-se enquanto uma geração valoriza a estabilidade a outra preza pela independência.
No entanto, quando um millenium é promovido a um cargo de liderança e confiança, ele tem um grande desafio, pois as outras gerações, provavelmente estarão em um cargo comandado pelo profissional mais jovem. Essa situação vai demandar muito jogo de cintura do jovem chefe e do RH, que podem contornar a situação através de muitas conversas e ações bem tomadas.
Além do mais, ter discordância de opinião, maneiras de agir ou possuir outra visão de mundo é importante à dinâmica empresarial também.
Esse é mais um dos motivos de que todas as empresas devem sim aceitar em sua realidade as diferentes gerações dentro do seu cenário corporativo, porque a partir do momento que você valoriza o outro pelo o que ele é, o ambiente fica muito mais viável e flexível para se trabalhar.
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