Presente no País há quase 67 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadora de caminhões e chassis de ônibus da América Latina. É também líder no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros.
Um dos exemplos de pioneirismo da marca é a linha Actros, o caminhão mais inteligente do mercado, reconhecido pela conectividade, eficiência e segurança. Em 2023, a linha Actros foi aprimorada e expandida, a fim de obedecer à nova legislação Proconve P8 – Euro 6.
O grande destaque fica com o modelo Actros 2653, equipado como o motor OM471 LA de 13 litros. Ele é o caminhão mais potente da marca e oferece até 8% de economia de combustível em relação ao 2651 Euro 5.
Entre as novidades, a linha Actros ganhou ainda, mais uma versão de cabine (Space) e entre-eixos mais curtos (3.250 mm), além da segunda geração do MirrorCam.
Confira destaques dos caminhões Actros Euro 6
Cabine Space
Econômica, é uma cabine prática e funcional, com altura menor, atendendo aplicações com restrição de altura ou clientes que procuram uma versão mais simples. Com túnel interno de 120mm (igual ao da cabine TopSpace), garante um excelente espaço interno, com 586 litros de volume de armazenamento.
Painel clássico ou digital
O painel clássico possui relógios analógicos e um visor central de alta definição de 12,7 cm, com todos os comandos à mão e volante multifuncional. O painel apresenta o Eco Suporte, ferramenta que auxilia o motorista a conduzir economicamente.
Já o painel digital apresenta um visor principal maior de 12 polegadas (anteriormente era de 10) e traz uma melhor visualização de todos os instrumentos, além do Eco Suporte. A tela principal ainda é configurável, aumentando a interação com o motorista.
Nova bateria
Os Actros Euro 6 ganharam uma nova bateria, de alta ciclagem. Com isso, tem maior durabilidade e um ciclo de carregamento mais rápido, trazendo mais confiabilidade para o sistema elétrico.
Powershift 3 Advanced
Os já consagrados câmbios Mercedes G291 e G340 possuem uma nova central de processamento eletrônico e software, com acionamentos pneumáticos na embreagem e no câmbio. A atualização proporciona precisão e trocas até 40% mais rápidas, contribuindo para um melhor consumo e performance.
Entre-eixos de 3250 mm
Disponível para os Actros 6×2 e 6×4, a opção de entre-eixos de 3250 mm com suspensão pneumática é indicada para composições como transporte internacional e cegonheiros, entre outros. Para a versão 6×4 com suspensão a ar, também está disponível o eixo DLT, que transforma o 6×4 em um 4×2 quando vazio.
Outros destaques do Actros Bluetec 6 2023
- Opção de pacote de segurança essencial — com itens exclusivos de segurança para o motorista; ou opção de pacote de segurança completo — o mais completo do mercado em segurança ativa.
- Freio motor de alta performance (OM 471) com 580 cv de potência de frenagem: o melhor do mercado.
- Opção de ar-condicionado analógico: conforto com um custo mais acessível.
- Troca de óleo/filtros em até 80 mil km no motor OM 471.
- Faróis em LED: mais segurança e durabilidade na condução.
- Redução em 33% nas paradas de manutenção: mais disponibilidade.
O caminhão mais potente da Mercedes-Benz
O Actros 2653 6×4 é o caminhão mais potente da linha Mercedes-Benz. Ele é equipado com o motor Mercedes-Benz OM 471 LA de 530 cv de potência e 1.600 rpm, com torque de 2.600 Nm e 1.100 rpm. Outro destaque é o freio-motor de alta performance, agora com 580 cv de potência de frenagem, além de retarder opcional.
“Motor consagrado mundialmente, o OM 471 LA está em sua terceira geração e promove até 8% de redução no consumo de combustível em comparação com o OM 460, dos veículos Euro 5”, destaca Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas & Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Quem já atestou as vantagens desse produto em operação foi a Konzen Transportes, de Mangueirinha (PR). “O que percebemos, desde que começamos a rodar com o Actros 2653, é que ele realmente é mais seguro e econômico. Comparando com a versão Euro 5, ele apresenta um tempo maior para revisões, o que é uma grande vantagem, uma vez que o veículo continua trabalhando, em vez de parar na concessionária para trocar óleo ou fazer revisão. Para quem está interessado em um novo caminhão Euro 6, eu recomendo o Actros 2653”, destaca Nelson José Konzen, diretor proprietário da transportadora.
voltar