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Mais agilidade e fluidez nas entregas com o Serviço de Apoio Operacional do SETCESP

A demora no descarregamento de entregas resulta em mais tempo de espera do motorista profissional, menos disponibilidade do veículo, e consequentemente, maiores custos para as transportadoras.

Para melhorar os processos de descarga em grandes redes de abastecimento de São Paulo e região metropolitana o SETCESP oferece ao transportador associado, em parceria com o IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga), o serviço de Apoio Operacional.

O serviço oferece um auxílio para que o transportador possa realizar de forma mais eficiente suas entregas, ele oferece informações dos principais centros distribuidores, e ainda pode intermediar situações pontualmente, caso haja alguma complicação operacional.

“O caminhão pode quebrar, ficar preso em um congestionamento ou até sofrer algum acidente”, fala a coordenadora de projetos e economista do IPTC, Raquel Serini, listando diferentes motivos que geram dificuldades e podem, por exemplo, resultar na perda do agendamento da transportadora no centro distribuidor. Ela lembra que para tais ocorrências, os transportadores também poderão contar com a interlocução do Apoio Operacional.

“A empresa traz o problema, e o Apoio Operacional faz a intermediação junto ao CD  e depois repassa a devolutiva da tratativa à transportadora”, explica Gabriel Ranieri, responsável pelo Apoio Operacional no SETCESP. Ele conta que durante anos o sindicato tem buscado uma aproximação com os CDs. “Sabíamos que não seria fácil por conta do turnover de pessoal e até de sigilo das informações que eles mantem para a própria segurança, mas conseguimos aos poucos este relacionamento e assim, estabelecemos um contato com cada um deles”, explica.

Ranieri afirma que o serviço é bastante estratégico, e que já foi possível traçar um perfil com os principais requisitos que cada polo recebedor exige para que sejam efetuadas as entregas. “Esses procedimentos variam, para alguns é preciso um veículo dedicado, outros requerem o agendamento e que chegue com meia hora de antecedência”, conta.

Miguel Amarante, sócio-diretor da Profilogi Transportes, empresa associada ao SETCESP já utilizou o Apoio Operacional e conta como foi a experiência. “Usamos o serviço frequentemente para agilizar a descarga e é muito fácil de acionar, passamos para o Gabriel que é o ponto focal no SETCESP as informações como o tipo de veículo, horário do agendamento e a hora que demos entrada na Nota Fiscal, e ele entra em contato com o recebimento do cliente e agiliza o descarregamento”.

Para Amarante é importante acionar o serviço quando a espera se estender demais. “Já tivemos casos onde esperamos por 4h e só após o envolvimento do Serviço de Apoio Operacional do SETCESP a entrega se iniciou. Eu recomendo que todos os associados usem o serviço, para que os clientes entendam que não podem demorar uma eternidade para receber a carga”, relatou.

O responsável pelo serviço de Apoio Operacional destaca ainda as informações que tem reunido sobre como funciona a rotina em determinados CDs para a consulta dos transportadores, a fim de que as empresas trabalhem de forma assertiva na tomada de decisão.  “Existem regras que variam de acordo com cada estabelecimento e os transportadores seguindo determinados protocolos com certeza terão uma entrega eficiente”, garante Ranieri.

Um destes materiais para consultas que o IPTC e o Apoio Operacional lançaram recentemente, é o e-book ‘Otimização do tempo nas entregas’, um conteúdo com dicas valiosas para os transportadores que apresenta como funciona os controles de recibos, como devem proceder as conferências de notas fiscais e quais os veículos mais comuns que são aceitos nos CDs. Vale conferir o material que é gratuito e disponível aqui para download.

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