Vipal Borrachas aposta em difundir conhecimento sobre gestão de pneus e o processo de reforma
É comum aquela expressão que diz que “o Brasil é transportado de caminhão”. A essencialidade do transportador para o abastecimento de toda a sociedade é inegável. Porém, para que estes profissionais atuem, um elemento é essencial: o pneu. Por isso, se faz tão importante o papel de empresas como a Vipal Borrachas e suas reformadoras parceiras. Juntamente com sua Rede Autorizada, a Vipal conta com uma gama de soluções adequadas para o segmento de carga e de passageiros em suas mais variadas aplicações. Além disso, a empresa busca constantemente difundir seus conhecimentos, orientando e acompanhando seus parceiros, bem como destacando os benefícios sustentáveis da reforma de pneus.
Pneu certo para cada aplicação
Estradas asfaltadas, chão batido, vias urbanas e terrenos agressivos. Não são poucos os tipos de superfície onde ônibus e caminhões precisam rodar para cumprir suas rotas. Ciente disso, a Vipal Borrachas disponibiliza ao setor o produto certo para cada tipo de aplicação, fazendo com que o transportador obtenha, através da reforma dos pneus, o máximo possível de economia.
Com soluções completas, desenvolvidas com tecnologia própria e a partir de investimento constante em pesquisa, a Vipal oferece ao transportador um amplo portfólio de produtos, como bandas de rodagem com desenhos exclusivos. Ainda, camelback, manchões, reparos e bandas especiais, como as Bandas ECO, que proporcionam economia de combustível devido a seu composto de borracha de alta tecnologia.
Compartilhando conhecimento
Mas não basta conhecer os produtos certos sem saber a melhor maneira de aproveitá-los. Por isso, a Univipal, universidade corporativa da Vipal, deu mais um passo importante na direção de uma maior democratização do conhecimento dentro do segmento de transporte. Sempre atenta às necessidades do mercado, em 2021 a Univipal lançou uma série de lives abertas ao público pelo seu canal do Youtube em que conversou diretamente com os profissionais da estrada. Em dez encontros, com mediação dos instrutores técnicos da Vipal, foram abordados temas que dialogam com quem vive no “trecho”, como: Reparação de Pneus de Passeio e de Carga, Danos e Desgastes; Processo de Reforma de Pneus, Sustentabilidade no Transporte e Montagem e Desmontagem de Pneus.
Gestão dos pneus
Operar com prevenção e acompanhar o desenvolvimento dos pneus para saber do seu desgaste e situação é muito importante para os transportadores, pois diminui custos desnecessários e mantém um equilíbrio interno na gestão da empresa de transporte. Desta maneira, “com emprego de metodologia e indicadores, a gestão de pneus dá uma visão que oferece um olhar amplo dos gastos de uma frota, tendo em vista que o pneu funciona como um agente fiscalizador do veículo, apontando o que está funcionando e onde pode-se economizar”, explica Guilherme Rizzotto, Diretor Comercial e de Marketing da Vipal Borrachas.
Tanto é fundamental este tema que a Univipal dedica um de seus treinamentos para isso. Dirigido a proprietários de transportadoras, controladores de frotas e equipe de manutenção, o curso tem por objetivo proporcionar maior conhecimento sobre pneus, o processo de reforma e cuidados básicos com a manutenção dos mesmos.
“Por isso, ressaltamos a todo transportador a importância de se ter um bom reformador e um bom produto, de modo a não se iludirem apenas pela tentação do preço e saber extrair o máximo de economia que os pneus podem gerar a uma frota”, sinaliza Rizzotto.
Ajuda para o bolso e para a natureza
Mais do que o benefício econômico, a reforma de pneus proporciona uma outra vantagem que atinge a toda a sociedade: o aspecto sustentável. Capaz de reduzir o impacto ambiental, a reforma é uma prática de respeito à sustentabilidade por si própria. Conforme dados da ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus), a reforma emprega apenas 20% do material utilizado na produção de um pneu novo, economizando 57 litros de petróleo por pneu na linha caminhão/ônibus. Isso gera uma expressiva economia de petróleo e de emissão de CO2 emitido na atmosfera.
Tudo isso resulta na maximização do retorno sobre o investimento em pneus. Com o mesmo desempenho de um novo, o custo do pneu reformado é 73% menor ao consumidor, vantagem que se soma ao fato de poder ser reformado, em média, duas vezes, gerando três vidas para carcaça. “A reforma faz com que um ciclo positivo se feche: prolongando-se a vida útil do pneu, gera-se redução de custos para o transportador. Uma combinação que é boa para o caixa e para natureza”, observa Rizzotto.
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