The Reunion: O encontro mais aguardado
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A Comjovem São Paulo se reuniu, em um encontro virtual, com os núcleos do Vale do Paraíba, ABC, Campinas, Porto Ferreira, Araraquara e São José do Rio Preto

Muita gente não imagina, mas “Estrutura, Estratégia e Dados” são três processos interligados. Foi o que mostrou os dois convidados especiais, que conduziram a apresentação no primeiro encontro: Comjovem The Reunion.

Um deles é Bruno Melo, empresário, administrador, consultor e master coaching especialista em estratégia empresarial e o outro é Marcos Bottaro, que é CEO da DataOcean, e tem como objetivo simplificar a tomada de decisão baseada nos dados das empresas de transportes.

O encontro virtual ocorreu no dia 15 de junho, e contou com a presença de aproximadamente 50 participantes de sete núcleos diferentes da Comjovem no estado de São Paulo. Eles absorveram informação sobre gestão e indicadores.

“Todo mundo fala que você precisa melhorar, mas ninguém te diz como”, comentou Melo. “Entendam que todo o negócio começa pela venda. O próximo passo é configurar uma estrutura que deve ser guiada pela estratégia, e não o contrário”. O consultor orientou os participantes a fazerem um diagnóstico de suas empresas, pensando em suas operações e no posicionamento estratégico.

Na sequência, Marcos Bottaro falou sobre os “dados” serem considerados o novo petróleo. “Mas eu pergunto, caso vocês encostassem um carregamento de petróleo, aqui à disposição, alguém saberia o que fazer com isto?” Questionou ele, fazendo uma comparação: “assim como o petróleo, os dados são um material bruto que precisa ser refinado”.

Bottaro alertou para um estudo da DataOcean, que aponta que 95% das empresas afirmam que os dados são imprescindíveis para uma tomada de decisão, no entanto, grande parte do universo das cerca de 300 empresas pesquisadas, consideram não ter ferramentas apropriadas para colher esses dados.

“O que me satisfaz é pensar que num futuro próximo nosso setor conseguirá compartilhar melhor as informações, trazendo um ambiente de negócio mais nivelado. Se não somarmos esforços, fica difícil avançar em todos os sentidos”, concluiu Luis Felipe Machado, coordenador da Comjovem SP.

Parte 2

A reunião do dia 15 foi tão produtiva, que um novo encontro foi marcado para o dia 22 de julho, desta vez, para uma apresentação de como funciona o centro logístico da Bayer, localizado na região de São José dos Campos.

O foco da reunião, que também ocorreu no formato virtual, com a presença conjunta dos núcleos, foi discutir o futuro da logística com a presença dos profissionais da empresa. Apresentaram o tema Gentil Neto, que é gerente de logística; Anderson Palmer e Talita Faria, ambos analistas de logística.

Quem participou pôde conhecer um pouco da estrutura logística da farmacêutica alemã, que hoje tem como objetivo principal, o constante aperfeiçoamento tecnológico e de inovação. “Investimos bilhões de dólares nisso, tecnologia é o overview de nossas operações”, compartilhou Neto.

Na sequência, Palmer, que é o responsável pela chegada da matéria prima na empresa, destacou o quanto o TMS (Transportation Management System, em português – Sistema de Gerenciamento de Transporte) pode trazer um ganho operacional com uma roteirização eficiente e a melhoria no rastreio da carga.

Prosseguindo a apresentação, Faria preferiu chamar a atenção para a segurança das informações, mostrando que os dados sobre o transporte de cargas precisam estar em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).  “A cada três meses fazemos treinamento de compliance na empresa”, afirmou ela.

Para finalizar, Neto voltou com a palavra e explicou como funcionam os processos de bid na Bayer. Bid, que em inglês significa oferta, no transporte está mais relacionado à licitação ou a oferecer um lance. A prática consiste em reunir algumas transportadoras para realizar um leilão entre elas.

“Óbvio que como embarcadores, avaliamos o preço mais competitivo para contratar o frete, porém muitas outras questões são levadas em conta, como por exemplo, a capacidade das transportadoras em oferecer soluções adaptadas à realidade da nossa empresa” esclareceu.


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