A Sascar, empresa do Grupo Michelin especializada em gestão de frotas e monitoramento de veículos e cargas,possui soluções que auxiliam no acompanhamento do comportamento do motorista, localização exata do veículo, definição de rotas e alertas personalizados para auxiliar o dia a dia da operação
O diretor geral da Sascar, Boanerges Corado Neto, falou em entrevista sobre a diversificação dos serviços oferecidos pela empresa. O executivo,que tem passagens por Argentina e México,possui 28 anos de experiência no Grupo Michelin.
Qual é a sua visão sobre o mercado de monitoramento de frota no Brasil?
O mercado vem mudando, reconhecendo cada vez mais a contribuição da gestão de frotas para crescimento do setor de transportes. Apesar da pandemia, nota-se um expressivo crescimento da frota no Brasil e, consequentemente, na aquisição de tecnologia para monitorar os veículos. Isso reflete diretamente na nossa atuação, que já alcança 280 mil veículos conectados.
Como é possível viabilizar o acesso às novas tecnologias para as empresas de menor porte do setor?
O mundo está conectado e hoje é impossível atuar no transporte de cargas sem tecnologia, principalmente para as empresas de menor porte, que tem eficiência como fator chave para serem bem sucedidas. Com as nossas soluções é possível extrair informações relevantes por meio de relatórios inteligentes e tomar decisões baseadas em dados; acessar e compreender facilmente informações dos pontos que afetam a operação para atuar rapidamente; tudo de forma digital e intuitiva, sem perda de tempo. Queremos contribuir para que os clientes reduzam riscos de acidentes, custos com manutenção, multas e consumo de combustível, que é um custo variável de alto impacto para as transportadoras. Ter ferramentas para controlar e reduzir esse custo é fundamental para aumentar a eficiência operacional.
A falta de infraestrutura nas estradas, inclusive com a ausência de rede de internet, explica o alto número de sinistros no país? Aliás, o que o 5G pode trazer de ganho em relação ao tráfego de dados e de monitoramento?
Existe uma fragilidade quando falamos de infraestrutura em nossas rodovias e claramente dificulta o gerenciamento para evitar sinistros como acidentes e roubos de carga. No entanto, a tecnologia embarcada e a comunicação satelital são aliados para termos soluções que atendam as regiões das estradas e rodovias com áreas de sombra. As novas tecnologias 5G trarão novas possibilidades de soluções real time, aplicações em roteirização vinculados a eventos climáticos, tráfego e acidentes, evolução da análise de dados preditivos e aumento significativo do número de dispositivos e sensores conectados IOT (que hoje estão off-line). Mas existe um custo ainda alto associado, que não será viável para muitas operações de transporte. Logo, seu impacto será gradual e a longo prazo.
Depois dos sistemas de rastreamento, da telemetria, do rotograma falado, quais outras inovações podemos esperar para nos próximos anos no Brasil?
Buscamos sempre estar à frente das necessidades dos nossos clientes, agregando novas soluções à telemetria.Para prevenção de acidentes, temos as novas Smart Câmeras Sascar, uma solução avançada de inteligência embarcada, que identifica comportamentos inadequados dentro da cabine do motorista e atitudes à direção que são potencialmente perigosas, como mudança de faixas e aproximação de outros veículos. Já para redução de custo e mais produtividade, os Smart Reports auxiliam na gestão em tempo real para análises e diagnósticos dos gastos reais em comparação com os ideais.
O que deixa um executivo satisfeito, além dos resultados?
Além do pilar de resultados, o Grupo Michelin tem mais 2 pilares: planeta (sustentabilidade) e pessoas (diversidade).A união desses 3 elementos é o que faz a nossa essência e o nosso propósito, nos guiando em direção a uma mobilidade mais segura, eficiente e sustentável. É muito gratificante ver nossas soluções contribuindo para o crescimento dos negócios dos nossos clientes e movimentando a economia.
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