Thomas Gautier, CEO da plataforma Freto, conta como o boom de novos aplicativos têm simplificado a logística rodoviária
Como é administrar simultaneamente, embarcadores que necessitam de frete e transportadores que buscam demandas de cargas?
O Freto foi feito para que a oferta e a demanda se encontrem: melhores cargas e melhores entregadores. Nosso intuito é agregar valor para embarcadores e transportadores, em que um cresça com o outro. Isso está entre nossos principais objetivos: gestão eficiente e simplificação da logística rodoviária. Queremos construir uma relação ganha-ganha, com agilidade no frete, redução de custos, melhora nas margens, mais conforto e serviço humanizado. Promovemos uma revolução na maneira de usar a estrada para aproveitar oportunidades.
Quais critérios são avaliados antes do Freto promover esse match (do inglês; combinação) entre o transportador e o embarcador?
Fazemos o acompanhamento da jornada do transporte de carga até a entrega. Avaliamos documentos como: o do veículo, a CNH do motorista, registros em órgãos do governo, existência da carga, condições dos caminhões, preferência de rotas, entre outras coisas. A questão da segurança e do compliance sempre foi muito importante para nós e, por isso, garantimos que apenas motoristas qualificados e empresas homologadas tenham acesso. Outra certeza é que as cargas estão disponíveis e serão pagas com o preço combinado e comunicado previamente. Quanto mais o transportador usa o nosso aplicativo, mais o Freto conhece ele, e isso agiliza a contratação ao criar processos simplificados e de máxima personalização.
O setor de transporte rodoviário de cargas ainda costuma ser bastante conservador. Qual é o desafio de engajar as novas tecnologias neste meio?
Este é um setor carente de processos tecnológicos, muito embora exista um movimento das empresas querendo se digitalizar para fortalecer a competitividade. Para que isso aconteça, também é preciso investir em pessoas, a inovação sempre inclui o humano. Estratégias que aliam high-tech à fidelização dos transportadores são bandeiras que sempre defendemos.
Qual é o perfil dos embarcadores cadastrados e como os transportadores podem encontrá-los através do Freto?
Nossos embarcadores, sendo indústrias e transportadoras, atuam nos mercados de açúcar, grãos (soja e milho), siderurgia, papel e celulose, cimenteiras, água e lácteos. Trabalhamos essencialmente no transporte rodoviário de carga pesada, com o caminhão que sai cheio, grandes volumes e tudo que dê escala. As cargas ficam disponíveis na plataforma e nossos transportadores, que têm acesso ao aplicativo, estão em contato com uma inteligência artificial desenvolvida pelo Freto, que encontra em até 1 minuto uma carga de acordo com o seu perfil. Tudo na palma da mão!
Dá para dizer que os aplicativos vêm ajudando o setor de transporte a avançar no mercado?
A digitalização da logística é necessária pelas eficiências que traz: visibilidade, agilidade e compliance. Então, sim, os aplicativos vêm ajudando muito este setor. Em pouco mais de 3 anos de existência, superamos R$ 10 bilhões em fretes movimentados na plataforma. É um mercado em expansão e esse boom de novos aplicativos têm colaborado para este crescimento.
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