Um reconhecimento a quem nos recebe bem
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Durante o Fórum de Transporte, Logística e Abastecimento Urbano também aconteceu a premiação das redes com melhor tempo para a entrega

O Prêmio IER é concedido às redes que atingem o melhor ‘Índice de Eficiência no Recebimento’. “É um indicador que aplicamos ao medirmos as questões relacionadas à entrega da carga”, explica o diretor de abastecimento e distribuição do SETCESP, Marinaldo Reis.

Neste ano, quem levou o troféu IER 2022 foi a Telhanorte como a rede de maior IER e a Joli, como a rede que teve maior evolução no ranking. A premiação fez parte da programação do Fórum, que ocorreu em 20 de setembro no SETCESP.

Há mais de 10 anos este levantamento é promovido com o objetivo de premiar os pontos de descargas que possuem a melhor infraestrutura, os processos mais eficientes e que demoram menos tempo para o recebimento da carga. Atualmente, este trabalho é desenvolvido pela Diretoria de Abastecimento e Distribuição do SETCESP com o IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga) e o serviço de Apoio Operacional.

Os resultados são verificados por meio de uma pesquisa de campo e outra feita junto com os profissionais da área de recebimento, que respondem a um questionário com 24 perguntas.

Dando mais detalhes sobre a pesquisa, a economista do IPTC, Raquel Serini, informou que a metodologia leva em conta questões operacionais e de infraestrutura, pelas quais os pontos recebedores ganham uma pontuação que pode chegar a 100% do indicador.

Entretanto, ele sofre o desconto dessa pontuação quando há demora para o recebimento. “Para nós, não adianta ter uma boa infraestrutura e processos estruturados, sendo que o tempo de espera para fazer essa operação é demorado”, resumiu ela.

“Não é que a gente queira que no ponto recebedor haja uma estrutura de hotel a esperada do motorista, mas sim que ele tenha infraestrutura básica, como banheiros e um local para espera. Acima de tudo, o que desejamos é que seja uma entrega eficiente, para que o caminhão volte a circular o mais breve possível. Veículo parado é prejuízo na certa”, enfatizou o diretor de abastecimento.

No palco, a economista convidou os representantes da rede Telhanorte para a entrega do prêmio. Subiram para receber o troféu Gerson Barros, diretor de Logística e Supply e Valter Holanda, gerente geral de logística.

Na ocasião, Holanda agradeceu o reconhecimento. “O fato de estarmos aqui indica que caminhamos na direção certa. Se não tivéssemos desenvolvido um trabalho conjunto, entre embarcador, transportador e recebedor, não teríamos conseguido atingir esse resultado”, disse.

O tempo médio apurado para o descarregamento na Telhanorte foi de 2h01, o que a fez ficar em primeiro lugar no ranking com um IER final de 52%. A rede já havia sido premiada nessa categoria em 2014, e nos últimos 5 anos, se manteve acima da média dos concorrentes – considerando apenas o comparativo com o grupo de Home Centers.

Já a Joli, teve a maior evolução subindo nove posições no ranking, pulando do 16º lugar para a sétima posição, com um IER de 39,84%.

Uma modesta melhora

A amostra também revelou que o tempo médio apurado para o descarregamento neste ano foi de 3h06, seis minutos a menos do que o registrado no ano passado (3h12).  Também foi identificado no levantamento que a entrega mais rápida foi feita em 45 minutos, enquanto a mais demorada chegou à assustadora marca de 13h30.

A pesquisa foi feita de março a junho deste ano, em 205 diferentes estabelecimentos de quatro grupos diferentes: Centros de Distribuição (CDs), Atacadistas, Supermercados e Home Centers.

Uma observação feita pelo diretor de abastecimento e distribuição durante sua apresentação é que, foi possível perceber que os estabelecimentos recebedores estão saindo da zona máxima de restrição na capital paulista, onde antes estavam concentrados. “Hoje, 75% dos pontos pesquisados já estão fora dessa região”, apontou ele.

Por fim, Reis incentivou que os transportadores, que operam no segmento de abastecimento e distribuição urbana, caso estejam enfrentando alguma dificuldade que impossibilite a agilidade de suas entregas, acionem o Apoio Operacional do SETCESP.

“O serviço está à disposição para acompanhar os problemas com relação à descarga, divergências fiscais, conflito de informações, logística reversa de paletes, enfim tudo o que inviabilize a eficiência no recebimento”, orientou diretor.

Vencedores recebem o troféu IER 2022


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