Isso é o que acredita Elenildo Rodrigues. Ele contou a Revista SETCESP, que os anos de experiências que acumulou em setores de manutenção foram essenciais para que fundasse o ‘Rei do Truck’, o maior truck center do ABC voltado à linha de veículos pesados
Que facilidades traz ao transportador ter a sua disposição uma oficina especializada no atendimento de multimarcas?
Imagine que uma transportadora tenha em sua frota 100 veículos, e dentre eles, quatro marcas diferentes. Se ela trabalhar com fornecedores que atendem uma marca exclusivamente, o que é muito comum, obviamente, será mais complicado. Quando nos referimos a área de manutenção, percebemos que a parceria é conquistada com o tempo, e neste caso trabalhar com um único fornecedor de confiança faz toda diferença. Significa principalmente, otimização de tempo e economia pela agilidade.
Quais as diferenças entre uma manutenção preditiva, preventiva e corretiva?
A preventiva, como o próprio nome pressupõe, é feita antes que algum problema aconteça, como por exemplo, a troca de óleo e filtros. Já a preditiva é uma manutenção planejada, com o objetivo de prever possíveis danos e agir, antes mesmo que eles aconteçam. A manutenção corretiva, por sua vez, é aquela feita depois da quebra de algum componente do veículo.
Como funciona a parceria com o SENAI e no que ela impacta para capacitação dos colaboradores?
Essa parceria que possuímos com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) visa encontrar profissionais qualificados no mercado, especialmente, quando nos referimos a parte de mecatrônica. O Rei do Truck também oferece incentivos para que os colaboradores que se interessem na qualificação possam realizar o curso e aperfeiçoar seu conhecimento, com isso temos sempre uma equipe atualizada para atender as demandas dos clientes.
Quais os principais pontos considerados na elaboração de um contrato de manutenção personalizado para uma transportadora?
O principal ponto é realmente compreender a necessidade do cliente. Por exemplo, entender se há, ou não, a necessidade de fornecer uma proposta que cubra toda linha de trem de força; se a frota for nova, talvez não haja. Por este e outros motivos, é que realizamos uma inspeção gratuita para avaliar o estado real da frota. Observamos características da operação do cliente: se é considerada severa ou não, o trajeto da logística, média de quilômetros rodados por mês, entre outras questões. Só após uma análise, elaboramos uma proposta de plano de manutenção, a fim de que seja coerente com o que nosso cliente precisa.
Quais são os desafios do Rei do Truck para os próximos anos?
Os nossos maiores desafios são a conquista de novos clientes, a abertura de filiais, aliás, que já está em projeto, e o aumento dos planos de manutenção e gestão de frotas, para fornecer os melhores serviços às transportadoras que buscam segurança nas estradas.
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