‘Uma alternativa ao diesel’
Compartilhe

A inovação tecnológica está no DNA da Volkswagen Caminhões e Ônibus – VWCO. Com um time de cerca de 600 profissionais dedicados ao desenvolvimento de produtos, a montadora investe pesado para garantir a qualidade

O diretor de vendas da VWCO, Sérgio Pugliese, tem sua carreira ligada à área comercial, tendo acumulado também experiência internacional na Argentina quando foi responsável pelos negócios da marca no país. Ele conversou com a Revista SETCESP, sobre o desenvolvimento nacional da montadora que quer atender as demandas dos clientes sob medida

A crise em relação ao aumento do preço do diesel que vivemos hoje, impacta nos projetos dos futuros lançamentos da VWCO? Há alguma preocupação em diminuir a dependência deste combustível?

A Volkswagen Caminhões e Ônibus sempre traça sua estratégia no longo prazo, já contemplando variáveis no cenário macro e microeconômico. Nossos veículos são sempre projetados sob medida, de acordo com a necessidade do cliente. Para aqueles que buscam uma alternativa ao diesel, lançamos recentemente o e-Delivery, 100% desenvolvido, testado e fabricado no Brasil, inteligente e seguro. O caminhão elétrico e-Delivery chega ao mercado com dois modelos, com 11 e 14 toneladas de peso bruto total, nas versões 4×2 e 6×2, respectivamente. É um caminhão eficiente para atender às mais severas condições da operação urbana.

O e-Delivery foi pensado especialmente para o tráfego urbano, pode nos contar o por quê?

Acreditamos que a distribuição urbana é a de maior potencial para a aplicação elétrica nessa primeira fase devido à facilidade de desenvolver infraestrutura e a autonomia dos veículos, com grandes resultados em produtividade e melhoria do custo operacional. Nosso e-Delivery pode circular em áreas de restrição de circulação e, por ser silencioso, também pode se beneficiar da operação em diferentes turnos.

Neste momento, em que vislumbramos uma era ‘pós-pandemia’, como está a expectativa da Volkswagen para o mercado de caminhões?

O segmento de caminhões foi o que menos sofreu entre o setor automotivo durante a pandemia no ano de 2020. Ao longo de 2021, o mercado se mantém em alta em comparação ao anterior, e acreditamos que a tendência é positiva. Estamos otimistas com os resultados do e-Delivery, por exemplo, em que esgotamos o primeiro lote de vendas em apenas um mês.

A renovação de frota é uma bandeira defendida pelo SETCESP. A VWCO também defende essa ideia?

Um amplo programa de renovação de frotas também é uma bandeira da Volkswagen Caminhões e Ônibus desde sempre. Em todos os fóruns em que participamos, buscamos fomentar essa discussão para a criação de um programa estruturado de incentivos.

Como gestor, qual é o seu sonho?

Tenho a grande satisfação de dizer que realizo meu sonho a cada dia, em que levanto sabendo que estamos ajudando a construir uma sociedade melhor, através da mobilidade. Me sinto satisfeito e grato por trabalhar com um propósito, como o nosso, que é apoiar nossos clientes a movimentar as riquezas de nosso país de forma eficiente.


voltar